A Rotomoldagem é um processo de moldagem de plástico usado principalmente para criar peças inteiriças sem emenda e ocas. Também chamado de Moldagem rotacional, é um método de fabricação de alta temperatura e baixa pressão que combina calor e rotação bi-axial. Peças Rotomoldadas podem incluir peças como contêineres, caiaques, tanques, brinquedos para crianças, equipamentos médicos e industriais e peças automotivas.
 

Fix Oven Rotomoulding Machine

 

As vantagens do processo de rotomoldagem apontam para seu baixo custo de produção e possibilidades ilimitadas de design, oferecendo aos designers a oportunidade de fabricar peças com espessura de parede uniforme e formas complexas. A Rotomoldagem é uma alternativa competitiva à moldagem por sopro, vacuum forming e injeção de plástico. Produz pouco desperdício desde que o peso necessário do plástico para produzir a peça é colocado dentro do molde. No entanto, alguns críticos apontam para seus ciclos mais longos, onde ocorrem apenas um ou dois ciclos por hora, e preferem processos de fabricação mais rápidos.

O processo de Rotomoldagem começa com o preenchimento de um molde oco com uma quantidade de resina em pó (polímero). A resina mais utilizada é polietileno micronizado, embora outros compostos, como polipropileno, PVC e nylons também podem ser usados. O molde é então aquecido a altas temperaturas em um forno e girado bi-axialmente como o polímero derrete e reveste o interior do molde.

O processo consiste em quatro fases:

  1. carregamento do molde com matéria prima;
  2. aquecimento do molde / cura ou polimerização;
  3. resfriamento do molde (para processo que envolva calor);
  4. desmoldagem da peça obtida.

Animação do processo de moldagem rotacional. Molde, plástico, molde, aquecimento, produto acabado

 
 
Imagem de uma maquina de rotomoldagem com o forno aberto.
 

Um pouco da história

A história de desenvolvimento da Rotomoldagem é longa, remontando aos egípcios que usavam processos de fundição rotativa para a criação de cerâmica. Processos de moldagem foram usados ​​há centenas de anos pela Suíça para produzir ovos ocos de chocolate. Nos tempos modernos, entre 1940 e 1950 nos EUA, o processo de rotomoldagem foi desenvolvido .